YouTube: TV Conectada supera celular como plataforma de consumo no Brasil

Plataforma inova no Brandcast 2025 com formatos de publicidade, IA e estratégias de monetização para atender novos hábitos dos usuários.

08/10/2025 20:40

2 min de leitura

YouTube: TV Conectada supera celular como plataforma de consumo no Brasil
(Imagem de reprodução da internet).

YouTube Consolida Liderança no Consumo de Vídeos em TVs Conectadas

O YouTube ultrapassou o celular como a principal tela para o consumo de vídeos dentro de casa, segundo dados da Kantar Ibope Media. O levantamento revela que a participação da TV conectada (CTV) entre pessoas com mais de 18 anos saltou de 41% para 53% em um período de três anos. Atualmente, mais de 80 milhões de brasileiros assistem à plataforma na tela da TV.

Crescimento da CTV

Essa migração da audiência é impulsionada pelo conteúdo oferecido e pela conexão que seus criadores proporcionam. Patricia Muratori, diretora da plataforma na América Latina, destaca que os youtubers se tornaram as novas startups do entretenimento, estabelecendo uma conexão autêntica com seus fãs.

“Essa é a chave para entender a influência que o YouTube construiu na cultura nesses 20 anos e que vai continuar construindo nos próximos 20. Prova disso é que, de acordo com uma pesquisa da Talk Shoppe, 89% dos espectadores da Geração Z no Brasil concordam que os criadores do YouTube publicam conteúdo em que podem confiar”, disse a executiva.

Novas Soluções para o Mercado

Além de destacar o papel dos criadores e da audiência conectada, o YouTube aproveitou o Brandcast para anunciar novas soluções voltadas ao mercado publicitário e ao comércio eletrônico integrado à TV. Um dos anúncios foi o Shoppable CTV, ferramenta de publicidade focada em TVs conectadas que chegará ao Brasil até o fim de 2025.

Essa solução promete tornar o caminho de compra mais interativo e fluido: o público poderá adquirir produtos diretamente na TV ou enviar o link para o celular e continuar navegando pelo dispositivo móvel. Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, ressalta que os brasileiros desejam assistir ao conteúdo do YouTube também por meio da TV, levando a personalização para uma experiência coletiva e imersiva.

Leia também:

Recursos e Monetização

Outras novidades incluem o Shoppable Masthead, já em testes no Brasil, e o Peak Points, solução de inteligência artificial que posiciona anúncios nos momentos de maior atenção do público, disponível no primeiro semestre de 2026. O YouTube também lançou o Programa de Afiliados do YouTube Shopping, que estará disponível a todos os criadores elegíveis a partir de 4 de novembro, permitindo que eles marquem produtos do Mercado Livre e da Shopee em seus vídeos e Shorts.

Projetos comerciais para 2026 incluem novas temporadas de programas como Tiny Desk Brasil e MasterChef Creators, além de novelas com títulos licenciados e microdramas locais. O YouTube também transmitirá 38 jogos do Brasileirão e todos os 104 jogos da Copa do Mundo FIFA 2026, em parceria com a CazéTV.

Autor(a):