Apesar do crescimento robusto da economia, o Federal Reserve pode adiar o ajuste da política monetária, afirma Bostic
O presidente do Fed de Atlanta também afirmou que o aspecto relacionado ao emprego do mandato duplo do Fed não enfrenta tanta pressão como o lado da inf…
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Raphael Bostic, reiterou nesta quarta-feira, 13, que a taxa de desemprego do país está “relativamente baixa” quando comparada a dados históricos. Ele afirmou que, considerando que o mercado de trabalho continua “forte”, sente que temos o luxo de aguardar para realizar ajustes na política monetária.
Em um evento desta quarta-feira, Bostic também afirmou que o aspecto do emprego do mandato duplo do Fed não está sob tanta pressão como o lado da inflação.
Ele emite um alerta, contudo, para dados que indicam que o mercado de trabalho tem se enfraquecido nos últimos meses, mas ressalta que ainda está tentando determinar o quanto o mercado de trabalho suavizou.
Para Bostic, os Estados Unidos ainda estão em um momento de incerteza e, com isso, “se torna cada vez mais difícil ter precisão em projeções econômicas”. A política tarifária do presidente Donald Trump já estava no “radar” do Fed, “mas não no nível em que vieram”. “Trump sempre falou de tarifas. Mas o regime tarifário tem mudado frequentemente e ainda não chegou ao final. Essa mudança frequente no regime tarifário é o que tem causado incerteza”, acrescentou.
O presidente do Fed de Atlanta também reforçou que essas incertezas estão atingindo mais consumidores de baixa e média renda, enquanto os de alta renda ainda estão bem. “Muito mais pessoas estão usando cartões de crédito para comprar coisas que não estavam antes. Isso está nos sinalizando algo sobre onde o consumidor está”, disse.
Leia também:

Fiskal propõe aumento das regras de ressarcimento do ICMS na fazenda

Brasil abre o mercado indonésio para carne bovina com osso, miúdos e demais partes

Em 2024, os recursos da União alcançaram o valor de R$ 678 bilhões, segundo dados divulgados pelo Ministério do Planejamento
Bostic ressaltou que as pequenas empresas nos Estados Unidos estão experimentando um nível significativamente maior de estresse em comparação com as empresas maiores.
Fonte por: InfoMoney