Ciclone extratropical se desenvolve no Sul do país e aumenta o risco de tempestades fortes
Ocorrência climática prevista entre terça (19) e quarta (20).
Um ciclone extratropical, com formação no Sul do Brasil, aumentará o risco de tempestades severas e ventos fortes em certas áreas do país, conforme a MetSul Meteorologia.
Existe risco de chuva forte, ventos fortes e granizo em alguns momentos entre terça-feira, 19, e quarta-feira, 20. Ventos fortes podem atingir ou ultrapassar 100 km/h em certas áreas, com maior probabilidade de temporais no noroeste gaúcho e oeste catarinense.
Na quarta-feira, o vento associado ao ciclone deve alcançar velocidades médias de 50 a 80 km/h, com rajadas mais intensas, podendo causar interrupções no fornecimento de energia em diversas áreas.
A formação do ciclone no Cone Sul da América do Sul ocorre a partir de uma baixa pressão que se move do Pacífico para o continente, entre a Argentina e o oeste do Uruguai, evoluindo até quarta-feira para a região do Rio da Prata e Buenos Aires, antes de se deslocar para o Atlântico.
São Paulo
Os impactos daquele ciclone não se estenderão a São Paulo, como aconteceu no final de julho, quando um ciclone causou danos e uma forte maré baixa no estado paulista, sobretudo na região litorânea.
Leia também:

Avião americano de origem desconhecida, empregado em operações da CIA, aterrissou em Porto Alegre com destino a SP

Mercadante: Pix é inovação tecnológica, não é questão relacionada ao comércio com os EUA

A maioria dos brasileiros não utiliza a inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, de acordo com estudo
O sistema (ciclone de julho) se formou na costa do Rio Grande do Sul. Este atuará mais ao Sul e irá adentrar na área oceânica na costa de Buenos Aires, fazendo com que seu centro esteja muito mais distante do território paulista, conforme a empresa informa.
A grande maioria dos municípios paulistas não terá chuva devido ao ciclone. A linha de instabilidade associada ao sistema que avançará pelo Mato Grosso do Sul e o Sul do Brasil poderá causar instabilidade isolada no oeste paulista na quarta-feira.
Na terça e quarta-feira, com sol e céu claro, o vento se intensifica em diversos pontos do Estado de São Paulo, com rajadas entre 30 km/h e 50 km/h na maior parte das áreas. Em locais do litoral, o vento pode atingir velocidades de 50 km/h a 70 km/h.
Com o contraste com as últimas semanas de frio, o Estado de São Paulo terá temperaturas muito elevadas, conforme a previsão da MetSul. As maiores temperaturas devem ocorrer durante a semana, com a temperatura acima de 30°C em diversos municípios.
Fonte por: InfoMoney